quinta-feira, 30 de maio de 2013

Solenidade de Corpus Christi

Nesta quinta-feira, celebramos a solenidade de “Corpus Christi”. De tradição antiqüíssima, esta festa, comemorada de modo solene e pública, manifesta a centralidade da Santa Eucaristia, sacramento do Corpo e Sangue de Cristo: o mistério instituído na última Ceia e comemorado todos os anos na Quinta-Feira Santa, após a solenidade da Santíssima Trindade.

A Eucaristia, realmente, é o maior tesouro da Igreja, a preciosa herança que o Senhor Jesus lhe deixou. E, assim, a Igreja conserva a Eucaristia com o máximo empenho e cuidado, celebrando-a diariamente na Santa Missa, bem como adorando-a nas igrejas e nas capelas, levando-a como viático aos doentes que partem para a vida eterna.

A Eucaristia transcende a Igreja: Ela é o Senhor que se doa “pela vida do mundo” (Jo 6,51). Ontem, hoje e sempre, em todos os tempos e lugares, Jesus quer encontrar o homem e levar-lhe a vida de Deus. Por isso, a transformação do pão e do vinho no Corpo e Sangue de Cristo constituiu o princípio da divinização da mesma criação. Nasce, deste modo, o gesto sugestivo e oportuno de levar Jesus em procissão pelas ruas e estradas de nossas cidades e comunidades. Levando a Santíssima Eucaristia pelas vias públicas, queremos imergir o Pão que desceu do céu na vida quotidiana da nossa vida; queremos que Jesus caminhe onde nós caminhamos, que viva onde nós vivemos.
Fonte: www.catequisar.com.br

Em nossa Paróquia a Pastoral da Catequese participou ativamente da preparação do local, que contou com a presença de catequistas, catequizados e alguns pais. Todos contribuíram com muita alegria e entusiasmo, enfeitando a Praça da Igreja Matriz, por onde a procissão passaria logo mais à noite. Após o término dos trabalhos, foi servido um lanche, preparado pelas catequistas, para todos que se encontravam presentes no local. Foi um momento muito importante de partilha, onde cada um doou um pouco de si e de seus dons.

Da mesma forma como preparamos, limpamos e enfeitamos parte do percurso por onde o Corpo de Cristo passaria em procissão, devemos também nos preocupar em manter sempre limpo e enfeitado o nosso coração para receber Jesus, afinal somos templo Dele.






















quarta-feira, 29 de maio de 2013

5º Encontro de Catequese - PECADO: Afastar-se de Deus

Segue abaixo o 5º Encontro que preparamos para a Catequese de Iniciação. Vamos falar sobre o pecado original, sobre como o pecado entrou no mundo. Para a elaboração desse encontro, aproveitamos materiais de vários sites católicos, blogs de outros catequistas e do livro de catequese adotado pela nossa Paróquia.
Segue também um texto explicativo que encontramos nas nossas pesquisas, que fala de forma clara, de fácil entendimento, sobre determinadas linguagens simbólicas encontradas nos textos bíblicos, Livro do Gênesis, Capítulos 2 e 3, que tratam justamente da criação do mundo e do pecado e ainda uma sugestão de dinâmica para trabalhar de forma mais participativa o tema do encontro com os catequizandos.







ORDEM DE DEUS: O texto da Bíblia diz que no jardim havia muitas árvores, que davam muitos frutos. E Deus deu ao homem uma ordem. Disse assim: Vocês podem comer os frutos de todas as árvores do jardim. Só não podem comer os frutos de uma árvore, que a Bíblia chamou de árvore do conhecimento do bem e do mal. O que será que isso que dizer? É simples: nesse mundo belo em que vivemos, há muitas coisas que a gente pode fazer. Somos obra de arte de Deus. A vida é bela. Mas temos regras a seguir. Para que as coisas funcionem bem e o mundo viva em paz, precisamos obedecer a Deus e tomar cuidado com a teimosia que leva a gente a fazer coisas que não devemos fazer. Então, o pedido de Deus é que a gente aprende a arte da obediência e evite a teimosia. Somos livres. Podemos fazer muitas coisas. Mas tudo tem limite. É fácil perceber que existem coisas que a gente precisa evitar. Temos regras a seguir, para que o mundo e a vida realmente sejam bons.

ÁRVORE DA VIDA: A árvore da vida é a Palavra de Deus que nos ensina que é preciso comer dos frutos dessa árvore. O que isso significa? Significa que a Palavra de Deus é como um alimento. Ela nos sustenta na caminhada e nos dá muita força. Quem como do fruto de sua Palavra, ou seja, faz o que ele nos ensinou, vive muito mais feliz, porque Deus sabe o que é melhor para nós. Sua Palavra nos ensina o melhor caminho para vivermos felizes e em paz. 

ÁRVORE DO CONHECIMENTO DO BEM E DO MAL: É o contrário da árvore da vida. Comer dos frutos dessa árvore significa seguir a nossa própria cabeça, nem sempre muito sábia, em vez de seguir a sabedoria de Deus. Significa afastar-se de Deus, fugir de seus ensinamentos e seguir nossas próprias idéias, como se a gente, por si só, pudesse conhecer o bem e o mal, pudesse ser feliz sem Deus. Quando Deus pede que o homem que não coma dos frutos dessa árvore, na verdade, ele está pedindo ao homem que não seja teimoso, que não se afaste de seus ensinamentos, pois, longe de sua Palavra, não poderá ser feliz. Então, não há nenhum fruto proibido. O que não é aconselhável é afastar-se de Deus e de sua sabedoria. A árvore do conhecimento do bem e do mal significa aquele não teimoso que a gente insiste em dizer para Deus. Aí a gente se afasta da Palavra de Deus, decidindo por nós mesmos o que é bom ou mau. A Palavra de Deus nos diz que é melhor buscar em Deus a resposta sobre o que é bom ou mau para a nossa vida. Querer decidir sozinho o que é melhor, sem ouvir os conselhos de Deus, é falta de sabedoria, é tolice, é teimosia. Geralmente, quando a gente age assim, acaba fazendo mais coisas que mais nos prejudicam que ajudam.


SUGESTÃO DE DINÂMICA PARA O ENCONTRO

Ambientação
Duas velas, uma acesa e outra apagada. Ao lado da vela acesa coloque um vaso com água e uma flor viva e bem bonita dentro dele. Ao lado da vela apagada coloque um galho seco sem vaso.


Começando o assunto
Depois realize com seus catequizandos, a seguinte dinâmica:
Peça para os catequizandos olharem para as velas e as flores. Pergunte a eles qual a diferença entre os símbolos e o que isto tem a ver com nossa vida com Deus.
Conduza a conversa até que concluam que nossa vida sem Deus é como uma vela apagada, não tem sentido. Ou é como uma flor que sem água perde a vida. Fomos feitos para brilhar e ter vida! Mas o pecado estraga tudo.

Peça ajuda de três voluntários:
Leve-os para fora da sala e combine com eles, antes de entrarem, o que será feito:
Dois estarão com olhos vendados e o terceiro estará sem venda.
O que está sem venda entra na sala e conduz os outros dois pela mão. Explique que é preciso conduzir os colegas com carinho, cuidando para que não tropecem e nem colidam com nada nem ninguém. 
Depois de circularem cerca de três vezes pela sala, os dois catequizandos vendados se revoltam e soltam das mãos daquele que os guiava. Eles tentam caminhar sozinhos pela sala.
Certamente irão caminhar com muito mais dificuldade.
Depois de tentarem caminhar por algum tempo, peça para que tirem a venda e voltem para os lugares.

Após a dinâmica, pedir para que todos comentem o que viram e sentiram tanto os que protagonizaram a dinâmica quanto aqueles que a assistiram.

sábado, 25 de maio de 2013

Missa das Crianças

Participação das crianças da Catequese "TURMINHA DE JESUS" na Missa das Crianças em 19/05/2013.
Missa da Solenidade de Pentecostes. 










Dia das Mães - Missa das Crianças

Missa das Crianças - Dia das Mães - 12/05/2013. Participação especial as mães e dos catequizandos durante toda a celebração.

















2º, 3º e 4º Encontros de Catequese

Seguem abaixo os textos que preparamos para os encontros. Todos foram elaborados com base nos temas propostos nos livros que a Paróquia adotou. "INICIAÇÃO À EUCARISTIA" - Núcleo de Catequese Paulinas e também com materiais tirados de outros sites e blogs de catequese.

2º Encontro

3º Encontro

4º Encontro