sexta-feira, 14 de junho de 2013

7º Encontro de Catequese - Deus continuou com seu povo - A Aliança com Abraão

Segue abaixo o encontro e as atividades que preparamos para amanhã, sábado, dia 15/06/2013 para a nossa turma de catequese, a "TURMINHA DE JESUS". Vamos dar continuidade ao assunto que iniciamos no encontro anterior, onde falamos de uma das muitas alianças que Deus fez com o homem - A Aliança com Noé. Neste encontro conversaremos um pouco sobre a aliança que Deus fez com Abraão. Esperamos que o material abaixo auxilie outros catequistas na preparação de seus encontros.

Segue também um texto, retirado da internet, que conta de uma forma resumida e de fácil entendimento, a história de Abraão.

A história de Abraão é contada na Bíblia Sagrada, no Livro do Gênesis, e tem início no Capítulo 12 e vai até o Capítulo 25.
 Abrão era filho de Taré, da família de Noé e morava com a esposa num lugar chamado Harã. Mas um dia Deus disse a Abrão: “Você deve partir de Harã com sua esposa e ir morar em outro lugar, que mostrarei a você. Seus descendentes serão muito numerosos e formarão uma grande nação”. Nessa época, Abrão já tinha 75 anos.

Então Abrão obedeceu a Deus, e seguiu viagem para a Terra Prometida por Deus, com sua esposa, chamada Sarai e seu sobrinho, que se chamava Lot. Eles andaram por um longo caminho e chegaram até Canaã. Lá, Abrão construiu um altar, debaixo de um carvalho, para agradecer a Deus pela Terra Prometida.

O tempo ia passando e o Senhor abençoava Abrão com muitos bens, cumprindo sua promessa. Quando Abrão se sentia inseguro, Deus falava para ele: “Não tenha medo de nada. Eu sou seu protetor. Sua recompensa será muito grande”.
Mas um dia, Abrão, preocupado, falou para Deus: “Senhor, já estou velho e continuo sem filhos”. Deus respondeu: “Não fique preocupado, daqui para frente você não se chamará mais Abrão, mas Abraão (o nome Abraão significa “pai de uma grande nação”) e sua mulher não vai mais se chamar Sarai, mas Sara (que significa princesa, nobre). Ela dará à luz um filho, que vocês vão chamar de Isaac (que significa “ele sorrirá, será feliz”). E com Isaac farei uma aliança eterna de amizade”.

E Deus continuou: “Abraão, olhe agora para os céus e tente contar as estrelas que você está vendo”. Mas é claro que Abraão não conseguia contar tantas estrelas. E então Deus lhe disse: “Assim será sua descendência, numerosas como as estrelas do céu”. E Abraão acreditou no Senhor, por isso ele é chamado de pai da fé.
Num outro dia, Abraão estava à sombra de um carvalho quando apareceram três homens. Abraão, como bom anfitrião que era, os convidou para descansar e comer em sua casa. Abraão não sabia, mas aqueles três homens, na verdade, eram anjos. Um deles disse: “Daqui há um ano voltaremos e sua esposa já terá tido um filho”. Sara, que ouvia tudo à entrada da tenda riu, pois pensou: “Velha como estou, como poderia ficar grávida?”.

Os anjos se levantaram para partir. Abraão perguntou aonde iam, e eles disseram em nome de Deus. “É grande a reclamação e o sofrimento das cidades de Sodoma e Gomorra. Os pecados de seus habitantes são muito graves. É para lá que iremos”.
Então os anjos foram embora. Abraão, quando soube que o plano de Deus era destruir aquelas duas cidades, tentou argumentar com o Senhor, para que não fosse feita a injustiça de se sacrificarem pessoas inocentes: “O Senhor vai fazer o justo morrer por causa do malvado? E se lá viverem 50 justos, mesmo assim o Senhor vai destruir a Cidade?”

E Deus respondeu que se Ele encontrasse entre os pescadores de Sodoma e Gomorra, pelo menos 50 pessoas justas, Ele pouparia todos os seus habitantes. Abraão prosseguiu: “E se viverem lá 40 homens bons?”. Deus disse: “Também não destruiria”. E Abraão continuou negociando com Deus. “E se forem só 40 os justos que moram lá? E se forem apenas 20? 10?”
E Deus respondeu que, ainda que lá houvesse apenas 10 justos, Ele não destruiria aquelas Cidades e seus habitantes. Mas os anjos não encontraram nem 10 justos, apenas a família de Lot, o sobrinho de Abraão, que morava em Sodoma. Os anjos tomaram pela mão Lot, a esposa dele e suas duas filhas e os levaram para longe da cidade, pois Deus os queria salvar. E mandaram que eles subissem a montanha e não olhassem para trás, se quisessem sobreviver. Em Sodoma e Gomorra caiu uma chuva de fogo e enxofre que destruiu tudo. A mulher de Lot não obedeceu ao anjo, olhou para trás e na mesma hora virou uma estátua de sal.

Deus cumpriu sua promessa e Sara ficou grávida. Sara deu à luz Isaac. Abraão ficou muito feliz com o nascimento de seu filho. Quando Isaac ainda eram criança, Deus resolveu testar a fé e a fidelidade de Abraão, pedindo que ele entregasse seu amado e único filho como sacrifício. Mesmo muito triste, Abraão pegou a faca para sacrificar Isaac e oferece-lo a Deus, quando ouviu uma voz dizendo: “Não Abraão, espere! Não faça nada contra seu filho! Agora sei que você é realmente fiel e obediente”. E apareceu ali uma ovelha para ser sacrificada no lugar de Isaac. Assim, Abraão provou que amava a Deus mais do que tudo.



2 comentários:

  1. parabéns pelo ótimo trabalho do blog me ajuda demais.bjs

    ResponderExcluir
  2. muito bom parabéns que Deus possa lhes dá sabedoria sempre

    ResponderExcluir