quinta-feira, 30 de maio de 2013

Solenidade de Corpus Christi

Nesta quinta-feira, celebramos a solenidade de “Corpus Christi”. De tradição antiqüíssima, esta festa, comemorada de modo solene e pública, manifesta a centralidade da Santa Eucaristia, sacramento do Corpo e Sangue de Cristo: o mistério instituído na última Ceia e comemorado todos os anos na Quinta-Feira Santa, após a solenidade da Santíssima Trindade.

A Eucaristia, realmente, é o maior tesouro da Igreja, a preciosa herança que o Senhor Jesus lhe deixou. E, assim, a Igreja conserva a Eucaristia com o máximo empenho e cuidado, celebrando-a diariamente na Santa Missa, bem como adorando-a nas igrejas e nas capelas, levando-a como viático aos doentes que partem para a vida eterna.

A Eucaristia transcende a Igreja: Ela é o Senhor que se doa “pela vida do mundo” (Jo 6,51). Ontem, hoje e sempre, em todos os tempos e lugares, Jesus quer encontrar o homem e levar-lhe a vida de Deus. Por isso, a transformação do pão e do vinho no Corpo e Sangue de Cristo constituiu o princípio da divinização da mesma criação. Nasce, deste modo, o gesto sugestivo e oportuno de levar Jesus em procissão pelas ruas e estradas de nossas cidades e comunidades. Levando a Santíssima Eucaristia pelas vias públicas, queremos imergir o Pão que desceu do céu na vida quotidiana da nossa vida; queremos que Jesus caminhe onde nós caminhamos, que viva onde nós vivemos.
Fonte: www.catequisar.com.br

Em nossa Paróquia a Pastoral da Catequese participou ativamente da preparação do local, que contou com a presença de catequistas, catequizados e alguns pais. Todos contribuíram com muita alegria e entusiasmo, enfeitando a Praça da Igreja Matriz, por onde a procissão passaria logo mais à noite. Após o término dos trabalhos, foi servido um lanche, preparado pelas catequistas, para todos que se encontravam presentes no local. Foi um momento muito importante de partilha, onde cada um doou um pouco de si e de seus dons.

Da mesma forma como preparamos, limpamos e enfeitamos parte do percurso por onde o Corpo de Cristo passaria em procissão, devemos também nos preocupar em manter sempre limpo e enfeitado o nosso coração para receber Jesus, afinal somos templo Dele.






















Nenhum comentário:

Postar um comentário